Trabalho Final! (Férias!!!)

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Universidade de Brasília – UnB

Faculdade de Ciência da Informação – FCI

Disciplina: Diplomática e Tipologia Documental – DTD

Professor: André Porto Ancona Lopez

Grupo: Desarquivando

Membros:

CYMERA_20170629_110017

Paulo Ceripes/Ana Beatriz/Ana Caroline/Liliane Simões/Luciano Barbosa

Agradecimento

No início das aulas e atividades da disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), estávamos cientes das dificuldades e desafios que estariam por vir. Trata-se de uma das disciplinas mais importantes e também mais exigentes do curso de Arquivologia. Sendo assim, contamos com o apoio do professor André Lopez, da professora Darcilene Rezende, dos servidores da secretaria da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) e do Arquivo Central da Universidade de Brasília (ACE), dos colegas de turma, de ex-alunos e também de nossos familiares. São a todos esses que fica o nosso agradecimento. O apoio, a paciência e as orientações foram de vital importância para realização desse trabalho que ocorreu ao longo do semestre.

Resumo

O estudo da Informação é um ramo das ciências que busca antes de mais nada proporcionar o acesso à informação para seus usuários. O trato com a informação, de modo que possa torná-la acessível, está inserido no estudo da arquivologia a fim de preparar o estudante e futuro profissional de arquivo para atender as demandas presentes no serviço público e privado. O grupo Desarquivando tentou demonstrar através deste canal (blog) parte dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre acerca de Diplomática e Tipologia Documental. Para esse fim, utilizou-se de análises aplicadas a documentos, atividades desenvolvidas em grupo e individualmente, além de proporcionar aos seus visitantes uma oficina onde foram apresentados conceitos e explicações relevantes à disciplina de maneira dinâmica ao interligar Convênios entre Universidade de Brasília (UnB) e universidades estrangeiras, Intercâmbio e Diplomática.

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido no contexto do estudo da Diplomática e da Tipologia Arquivística (DTD) considerando a Arquivologia como a ciência que estuda as teorias e práticas envolvidas no desenvolvimento das atividades de um arquivo – conjuntos documentais, instituições de arquivo (DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, 2004, PÁG. 29 e 19) – e a Diplomática como a disciplina que define a autenticidade documental, que possui como objeto de estudo a estrutura formal deles, através da análise da espécie documental, isto é, define quais documentos se está tratando e quais as características externas (físicas) e internas (informacionais) deles, enquanto a tipologia a disciplina em que vai relacionar a espécie documental com as atividades e funções da entidade coletiva que a produziu (LOPEZ, 2012). Em conformidade com a proposta de aprendizagem da disciplina DTD, via blog, foi utilizado estratégia para a construção de conhecimentos, quebrando o modelo tradicional de ensino e as fronteiras de discussão e criando conhecimentos em redes e desenvolvimento do senso de independência no processo de aprendizagem (LOPEZ Apud FREIRE, 2002), da qual foi aplicada ao longo do semestre, conclui-se essa disciplina com alguns registros às principais reflexões apreendidas dentro das atividades.

A Disciplina

Pautada pelo estudo do documento em sua apresentação, a disciplina DTD busca a análise do documento em si mesmo. Isso não quer dizer somente a aplicação da análise diplomática, mas também a identificação do documento, quais informações o mesmo contém. É reforçada a ideia das idades documentais e analisadas as diversas teorias a respeito da quantidade de idades documentais e suas respectivas funções e definições em cada caso. Estuda-se também as legislações referentes a normas técnicas e sua aplicação prática no meio arquivístico. Com o estudo dos conceitos de DTD, a primeira impressão da matéria provoca certa ansiedade, pois são iniciados os trabalhos de análise da estrutura formal do documento (Diplomática) e em seguida feita a análise do contexto daquele documento no arquivo na qual está inserido (Tipologia). A maior dificuldade é entender as diferentes finalidades do documento a partir do estudo do contexto que o faz parte integrante do acervo de determinado produtor arquivístico, e também causa estranheza perceber de esse contexto vai variar conforme as finalidades de uso que o mesmo documento arquivístico assume em variados produtores arquivísticos.

Principais questões trabalhadas na disciplina DTD (em parceria com Arquivo Permanente 1)

  1. Produtor arquivístico: esclarecer a diferença entre emitir um documento e produzi-lo arquivísticamente;
  2. Espécie documental: identificar a configuração de um documento diante das variadas possibilidades;
  3. Série documental: ser capaz de identificar e buscar trabalhar sempre em cima das séries;
  4. Importância da contextualização para entender um documento singular ou um conjunto de documentos;
  5. Importância do Arquivo (como conjunto de documentos, local e instituição) para preservação do contexto e memória;
  6. Fundo arquivístico: procurar explicar o contexto de produção do documento e identificar o produtor arquivístico de um mesmo documento, analisando as possíveis mudanças de função quando este é guardado por fundos diferentes.
  7. Autenticidade dos documentos: apresentar exemplos de como identificar alguns elementos que podem dar evidências de que um documento é autêntico, como insignas, tipo de papel, carimbos, assinaturas, entre outros;
  8. Autenticidade X Veracidade: fazer uma abordagem rápida sobre as diferenças que existem entre esses dois conceitos.

Apresentação das Oficinas

Em 9 de junho, sexta-feira, os grupos da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental apresentaram as oficinas finais no Ceubinho (ICC Norte). O grupo Desarquivando trabalhou com documentos referentes a Convênios da Universidade de Brasília com Universidades Estrangeiras. Como equipamentos auxiliares estiveram dispostos à mesa: cartazes contendo fotos de algumas das universidades com que a UnB possui parceria; roteiro de apresentação em formato A3; cópia do processo de convênio entre a UnB e a Universidade de Concepción, no Chile, (documento trabalho e usado para ilustração dos conceitos e explicações expostos); documento explicativo sobre o que é um convênio e as principais diferenças entre um acordo; lista com universidades que possuem acordos vigentes com UnB; manual com os passos para se efetivar um intercâmbio com uma instituição conveniada; documento explicativo sobre conceitos relevantes ao entendimento da oficina; livro para registro de visitantes e um marca página que foi distribuído aos visitantes com o endereço do nosso blog.

O objetivo principal frente à oficina foi abordar a importância do reconhecimento da autenticidade de um documento, consequentemente da Diplomática, para identificação de possíveis fraudes a fim de se evitar problemas futuros; sejam relacionados ao intercâmbio planejado ou a qualquer outra situação que envolva a criação de documentos.

Em busca de uma relação da oficina com a disciplina Arquivo Permanente 1, ministrada pela professora Darcilene Rezende, foi abordada a importância de se identificar um fundo arquivístico e como esse conhecimento auxilia na organicidade do arquivo.

Acesse nossa oficina virtual aqui: https://dtdunb20171.wordpress.com/2017/06/23/oficina-virtual/

Conclusão

Conclui-se que o estudo da Diplomática e da Tipologia textual é de suma importância para os profissionais da arquivologia e da ciência da informação. A metodologia utilizada pelo professor proporcionou um maior aprofundamento por parte dos alunos na matéria, além de possibilitar que porção desse conhecimento adquirido fosse transmitido para o público em geral através das oficinas e dos blogs. Acerca do conteúdo aprendido, conclui-se que é importante perceber que, quanto ao documento, mesmo a partir de uma primeira análise, sempre deverá ser respeitado contextos variados de uso e guarda, além das estruturas formais. Com isso, percebe-se a dificuldade e o cuidado que deve ser tomado ao realizar análises contextuais, pois, existe certo grau de engessamento de óticas de análise por parte dos estudantes, engessamento esse causado pelo aprofundamento de conteúdo em somente um tipo de estudo. É necessário que os alunos continuem pesquisando e desenvolvam um senso crítico a fim de minimizar as dificuldades encontradas na matéria DTD, pois as respostas às perguntas das análises são baseadas em argumentações e não em respostas prontas e rígidas que se aplicam a todos os casos.

Referências bibliográficas

DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5). – CAP. 1

LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Terezinha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil) Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, 2005. 232p., Publicações Técnicas, n. 51, ISBN: 85-7009-075-7.

MENDES, Bruna. Autenticidade e veracidade dos documentos, 23 Jun 2009. In: ARAÚJO, Marília de, GONZAGA, Suzane; PATRÍCIO, Camila. Disponível em: <http://diplomaticaunb2009.blogspot.com.br/2009/06/autenticidade-e-veracidade-dos.html>  Acessado em: 01/06/2017.

LOPEZ, A. Diplomática e Tipologia Documental – UnB, De re-diplomática: novos usos à antiga arte, 25 mai 2009. Disponível em: <http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/> Acessado em: 05/06/2017.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. . Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: IMESP/ARQ-SP, 2002. (projeto Como Fazer, 8)

SALVADOR, Juliana Lima. Convênios e termos de cooperação. Diferenças e normas aplicáveis. Conteúdo Jurídico, 19 nov 2013. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,convenios-e-termos-de-cooperacao-diferencas-e-normas-aplicaveis,45882.html>  Acessado em: 31/05/2017

 

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