Postagens individuais

Análise das oficinas – Por Luciano Barbosa 15/0072732

Em 09/06/2017, aconteceram as oficinas da disciplina. Os grupos trouxeram as idéias apresentadas na prévia, porém com mais material, principalmente visual para atrair o público. Brindes criativos e diversos também foram distribuídos.

Alpha: Oficina sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), utilizou um quadro, com um processo da ferramenta Bizagi, para descrever o processo e os documentos produzidos em cada uma das atividades, desenvolvendo a sua importância, seus objetivos além de estimular os alunos a participar do mesmo. Abordaram a importância para a universidade, além de relacionar o tema ao curso de arquivologia, especificamente à disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, através do conceitos de trâmites, arquivo permanente e produtor arquivístico.

Link da oficina virtual do grupo:

http://grupoalphadiplomatica.blogspot.com.br/p/ofi.html

Diplogia: Oficina sobre Processo de compra de material na Universidade de Brasília, abordando falhas e fraudes neste processo, utilizando exemplos práticos, inclusive que vieram a conhecimento público em grandes veículos de comunicação, inclusive a TV. Relacionaram o curso de arquivologia, em especial a análise diplomática, nos trâmites do processo e referente a disciplina de arquivo permanente, o conceito de produtor arquivístico. Fiquei feliz em observar na oficina uma ideia minha na produção de um painel, com o slogan utilizado pelo Fantástico: Cadê o dinheiro que estava aqui?

Link da oficina virtual do grupo:

http://diplogia.blogspot.com.br/2017/06/ola-galera-sejam-muito-bem-vindos-ao.html

Novos amigos: Oficina vizinha sobre processo de solicitação de diploma, abortando desde os documentos iniciais necessários até os tramites para confecção e recebimento do produto final. Demonstraram que a arquivologia e a Diplomática estão presentes no nosso dia a dia, mesmo que não tenhamos tal percepção. Abordaram conceitos de trâmites e autenticidade através de dinâmicas para verificação de autenticidade, baseado em localização de logotipos e outros itens obrigatórios dos diplomas.

Link da oficina virtual do grupo:

https://novosamigosunb.blogspot.com.br/2017/06/oficina-virtual-documentos-para.html

Arquivo X: Oficina sobre os trâmites relacionados aos Estágios, apresentando aspectos legais, precauções relacionadas a autenticidade dos documentos, com foco nos elementos que caracterizam a confiabilidade dos documentos. Apresentaram ainda um case a partir de um Termo de Compromisso de Estágio, celebrado junto ao CIEE e todo o processo a ele relacionado, baseado nos tramites, demostrado com o Bizagi. Apresentaram conceitos de Arquivamento, Fundo arquivístico e uma breve explicação sobre Gestão de documentos. Despertaram interesse, inclusive dos colegas da disciplina ao tratar de assuntos como A Carreira Profissional em Arquivologia.

Link da oficina virtual do grupo:

https://arquivoxdiplomatica.wordpress.com/atividades-2/#resenha0

Comitê Estudantil de Arquivologia: Oficina sobre o processo de reenquadramento funcional, utilizando a tecnologia para demostrar todo tramite (Bizagi) e propuseram um Quiz (Utilizando um tablet) abordando questões relacionadas ao curso de arquivologia. Evidenciaram os documentos envolvidos através de uma dinâmica sobre análise diplomática e tipológica, além de descrever da área.

Link da oficina virtual do grupo:

http://acervocea.blogspot.com.br/2017/06/oficina-virtual-um-documento-que-pode.html


Análise das oficinas, por Paulo Ceripes. 

A apresentação das oficinas ocorreu no dia 9 de junho de 2017, na Ala Norte do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília. Foram apresentados vários grupos com diversos temas que todos remetiam à análise diplomática, à análise tipológica e conseqüentemente ao estudo da arquivologia. Segue abaixo cinco grupos que escolhi para fazer uma breve análise:

Novos Amigos

O grupo “Novos Amigos” abordou o ponto final de todos os alunos, ou pelo menos o que buscam todos ao ingressar na universidade, a emissão do tão sonhado diploma! Claro que a busca é pelo conhecimento, mas como sabemos tal fato necessita ser certificado, então precisamos da emissão de nosso diploma para comprovar o título que adquirimos. O grupo abordou a documentação que é necessária ser apresentada pelo estudante junto à (SAA) e à reitoria para se dá início ao processo para a formatura e consequentemente a emissão do diploma, e claro, contextualizou esse evento à importância da diplomática, da tipologia e da arquivologia.

Quarteto Diplomático

O grupo escolheu apresentar como funciona “O processo de transferência interna, vulgo mudança de curso”. Devido ao interesse de vários alunos acerca desse tema, o grupo acabou sendo um dos mais visitados durante as oficinas. Foi exposto como funciona o trâmite (processo), a análise dos pedidos pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), a posição da reitoria quanto ao assunto e a importância da arquivologia meio a esse processo.

Diplogia

A Diplogia apresentou a oficina sobre “o processo de compras de Material Permanente para a Universidade”. Trata-se de um tema da administração da UnB. Foi um dos poucos grupos que não abordou um tema voltado diretamente para a vida acadêmica do aluno, trata-se do funcionamento da Universidade através da sua rotina administrativa. Ao abordar o processo licitatório, chamou atenção para os cuidados que devem ser tomados para o correto andamento dos processos administrativos para que os mesmos ocorram dentro da legalidade e da ética.

Arquivo Anônimo

O Grupo abordou as providências a serem tomadas pelos ex-alunos que desejam dar início ao processo de Reintegração à vida acadêmica. Tal fato é cabível aos alunos que foram jubilados, por algum determinado motivo, e desejam passar por um processo a fim de serem reintegrados à universidade. Demonstraram a legislação vigente na UnB e o processo (trâmite) a ser percorrido. Conseguiram “linkar” o processo administrativo a ser realizado com a importância da arquivologia para o aluno e para a universidade.

Arquivo X

O Arquivo X falou sobre o termo de compromisso de estágio. Seja de forma remunerada ou na modalidade de estágio obrigatório, todos os alunos irão viver um dia a experiência de estagiar em alguma instituição. O grupo apresentou os passos que devem ser seguidos pelo aluno desde o interesse em realizar um estágio, passando pela entrega do contrato no departamento, até a finalização com a efetivação do aluno como estagiário. Nesse processo, tramitam vários documentos, o grupo tentou apresentar a importância da arquivologia para o aluno e para as instituições.


Análise das Oficinas – Por Ana Caroline Marques.

Oficinas analisadas no dia 09/06/2017 da Turma de Diplomática e Tipologia Documental.

Diplogia

O grupo tratou do assunto “o processo de compras de Material Permanente para a Universidade”.  O intuito era explicar o trâmite dos documentos necessários para a compra de material e como a análise destes possibilita o encontro de fraudes. Um exemplo pode ser visto na compra de materiais para a administração, onde no processo é possível verificar se o valor pago corresponde ao valor do objeto ou se esse valor foi adulterado.

Novos Amigos

O grupo introduziu o tema fazendo uma referência aos casos noticiados de pessoas que utilizam certificados falsos de cursos de graduação. Um dos casos apresentados foi o de um ex-BBB: Rodrigo Carvalho. Ele foi indiciado por usar um certificado falso do curso de Educação Física. O Uso da arquivologia para esses documentos foi abordado no ponto de verificação desses certificados, e como é importante conhecer os sinais de identificação que garantem a autenticidade do documento. Como forma de verificar o conhecimento dos visitantes da oficina foi utilizado uma dinâmica com um certificado da Universidade de Brasília, que não possuía algumas insígnias, e era pedido para que encontrássemos o local certo símbolo correspondente. Depois era corrigido para que o participante soubesse a real localização que corresponderia a cada sinal.

CA – Comitê Estudantil de Arquivologia

Este grupo tratou sobre o “Processo de reenquadramento funcional”. Foi analisado pelo grupo os elementos extrínsecos  dos documentos como o suporte, o texto, a linguagem e os sinais especiais: carimbo, assinatura, além de realizarem uma analise tipológica desses documentos. Como forma de dinâmica e verificação de aprendizado o participante da oficina poderia realizar um “Quiz”  de perguntas sobre o conteúdo, sendo dois “quiz” de diferentes níveis de conhecimento.

Arquivo X

O grupo explicou os trâmites do processo de trâmite do Termo de Compromisso de Estágio usando o CIEE, Centro de Integração Empresa Escola, como exemplo. Era simulado um Contrato do visitante com a Universidade, mediado pelo CIEE, explicando que na UnB é preciso ser assinado quatro vias e que a primeira quem assina é o estudante, depois o coordenador do curso, a empresa que estará contratando e por último o Daia, e como esses documentos são importantes para a Universidade.

Arquivo Anônimo

O grupo tratou sobre o “Processo de reintegração”, mostrando os trâmites dos documentos, como a saída dos editais, documentos necessário, divulgação do resultado. Foi possível analisar a importância desses documentos para o aluno e para o arquivo da Universidade como objeto de prova.


Análise das oficinas  – por Liliane Simões

Oficinas analisadas no dia 09/06/2017 da Turma de Diplomática e Tipologia Documental.

Novos Amigos:

O grupo apresentou o trâmite referente ao processo de solicitação de diploma dentro da universidade de Brasília – UnB. Expuseram as etapas internas e burocráticas da solicitação de um diploma, bem como os requisitos necessários até a obtenção do diploma na colação de grau. Apresentaram os conceitos arquivísticos em relação ao tema proposto e deram como brinde aos visitantes uma versão em miniatura que faz alusão a um modelo de diploma. Na parte visual haviam cartazes expostos no mural que traziam notícias sobre compras de diplomas a fim de abordar os conceitos arquivísticos… em especial, a questão da autenticidade.

De volta para o Passado:

O grupo apresentou contratos de locação que a UnB possui, em especial, aqueles referentes à imóveis funcionais.  Apresentaram os conceitos arquivísticos e correlacionaram com o tema proposto. Sobretudo, no quesito do valor probatório e na guarda de documentos para serem usados como objeto de prova legal. Demonstraram o trâmite do processo de locação de imóveis funcionais e utilizaram como elemento decorativo cartazes e fichas, além de entregarem como brinde aos visitantes chocolate.

Alpha:

O grupo apresentou a temática do projeto de pesquisa do PIBIC. Utilizaram um banner para demonstrar o trâmite do processo com o recurso do bizzagi.  Adotaram como estratégia de entretenimento 01 integrante do grupo para atrair a atenção das pessoas e despertar a curiosidade das mesmas para que fossem dirigidas até sua apresentação. Possibilitando, assim, apresentar os conceitos arquivísticos e divulgar o seu trabalho. Entregaram como brinde aos visitantes balinhas e folders com explicações referentes ao trabalho e a divulgação do seu blog.

CA – Comitê Estudantil de Arquivologia:

O grupo apresentou sobre o processo de reenquadramento funcional. Apresentaram os conceitos arquivísticos e suas correlações com a temática em questão. Ressaltando, os elementos dos documentos como instrumento de análise tipológica e a relevância da autenticidade. Como ferramenta de captação de visitantes, aplicaram um quiz ( jogo de perguntas e respostas) para chamar a atenção do público e verificar as respostas de acordo com a apresentação (feed-back).

Quarteto Diplomático:

O grupo apresentou a temática de mudança de curso. Demonstraram o trâmite do processo  e fizeram uma simulação do mesmo. Como elementos decorativos chamaram a atenção dos visitantes com cartazes e balões e deram como brinde aos visitantes bombons…


Análise das oficinas – Por Ana Beatriz

De Volta para o Passado:

O tema do grupo foi o processo de Contrato de Locação de Imóveis Funcionais da UnB. Foi apresentado o processo de locação, além dos os pré-requisitos, o trâmite dos documentos, as formas de inscrição e o funcionamento da solicitação. Para melhor esclarecer, o grupo também expôs conceitos relevantes à oficina; como o de Arquivologia, Diplomática, autenticidade e produtor arquivístico exemplificados, por exemplo,  na prevenção de fraudes e guarda de documentos como prova.

Quarteto Diplomático:

A abordagem do grupo foi relacionada com o processo de Transferência de Curso dentro da UnB (Universidade de Brasília), tendo um enfoque maior no trâmite documental e no SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Além disso, o grupo simulou um processo de transferência para o convidado e apresentou de maneira resumida conceitos arquivísticos relevantes ao entendimento da oficina exemplificados em possíveis situações relacionadas.

Novos Amigos :

O grupo teve como tema o processo de Homologação de Diploma da UnB. Foram apresentados todo o processo e documentos envolvidos, conceitos arquivísticos e curiosidades relacionadas. Por fim, a importância da Diplomática foi ilustrada por meio de uma dinâmica onde o convidado tenta identificar a autenticidade de um diploma com base nas explicações.

Diplogia:

O tema escolhido pelo grupo foi o processo de Compra de Materiais Permanentes e de Consumo na UnB. Foi explicado detalhadamente trâmite completo dos documentos. A importância da Arquivologia, da Diplomática e da identificação do produtor arquivístico foi salientada na demonstração da facilidade com que esse processo pode ser fraudado. Além disso, o grupo expôs exemplos de fraude por adulteração de documentos.

Arquivo X:

O processo de Contrato de Estágio foi o tema do grupo. O grupo demonstrou de forma simplificada o trâmite dos documentos necessários para que o aluno da UnB seja contratado para um estágio. Conceitos básicos ao entendimento foram expostos e o de fundo arquivístico foi acentuado ao se mostrar (e explicar) que no final do processo quatro fundos arquivísticos são gerados. Por fim, para ilustração, o convidado recebia um Contrato de Estágio “autêntico” “emitido” pela UnB.


Prévia das Oficinas, por Luciano Barbosa

Alpha: Oficina sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvendo a sua importância, seus objetivos além de estimular os alunos a participar do mesmo. Abordaram a importância também para a universidade, além de relacionar o tema à disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, através dos seus conceitos e ao curso de arquivologia.

Diplogia: Oficina sobre Processo de compra de material na Universidade de Brasília, abordando falhas e fraudes neste processo, utilizando exemplos práticos, inclusive que vieram a conhecimento público em grandes veículos de comunicação, inclusive a TV. Relacionaram o curso de arquivologia, em especial a análise diplomática, nos trâmites do processo.

Novos amigos: Oficina sobre processo de solicitação de diploma, abortando desde os documentos iniciais necessários até os tramites para confecção e recebimento do produto final. Relacionado à disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, demonstraram questões relacionadas a autenticidade dos documentos, inclusive sobre aspectos dos mesmos (assinaturas, signos, carimbos, entre outros).

Arquivo X: Oficina sobre os trâmites relacionados aos Estágios, apresentando aspectos legais, precauções relacionadas a autenticidade dos documentos e relacionando os conceitos ao curso de arquivologia. Apresentaram ainda um case a partir de um Termo de Compromisso de Estágio, celebrado junto ao CIEE.


Prévia das Oficinas, por Ana Beatriz

Grupo De volta para o passado:

O grupo apresentará sobre o Contrato de Locação dos Imóveis Funcionais da UnB. Esses imóveis tem a finalidade de atrair e fixar os docentes e técnico-administrativo para a universidade. Essa prática começou no início da UnB, era um chamariz para docentes de outras universidades. O trâmite do processo acontece todo pelo SEI. O grupo apresentará a autenticidade da assinatura digital do documento e finalizará com a relação dos dois fundos formados, uma via do contrato fica na UnB e a outra com a pessoa. A via do contrato da pessoa serve de prova pra ela pedir a ligação da água do imóvel na CAESB.

Os Bárbaros:

O grupo apresentará sobre o PROMEMEU (Projeto Memória do Movimento Estudantil). Primeiro, contextualizará as pessoas a respeito do projeto. Fará breve explicação a respeito da Arquivologia e da Diplomática. Depois, fará uma dinâmica com os documentos do projeto, onde as pessoas supõem a análise diplomática do documento retirado do caixa arquivo. Por fim, haverá uma dinâmica com fotos, onde será explicada a importância da fotografia naquele fundo específico.

Quarteto Diplomático:

O grupo apresentará alguns conceitos relacionados à arquivologia além de explicar sobre de como ocorre o processo de mudança de curso na UnB. Em seguida, fará uma simulação desse processo com o participante da oficina e finalizará demonstrando o que muda no processo com o SEI (Sistema Eletrônico de Informação), finalizando com uma análise do produtor arquivístico do documento.

Arquivo X:

O grupo fará uma apresentação sobre o universo dos Estagiários. Irão apresentar os pontos mais importantes previstos em Lei para a realização de um estágio. Tentarão esclarecer para os visitantes os direitos e garantias previstos em lei, as informações necessárias para a realização de um estágio, os cuidados que devem ser tomados acerca dos documentos que serão de vital importância para a concretização desse contrato e a importância da arquivologia e da diplomática na análise documental.


Prévia das Oficinas, por Liliane Simões

GRUPO ALPHA – Tema: Projetos de Iniciação Científica – PIBIC 

Apresentará o conceito do PIBIC, além de outras informações relevantes relacionadas aos objetivos e também as vantagens deste universo acadêmico, tanto aos alunos quanto a universidade como um todo, abordando a contribuição da arquivologia e da diplomática neste contexto.

GRUPO DIPLOGIA – Tema: Processo de compra de material permanente 

Abordará um estudo de caso da UnB, levando em consideração as possíveis falhas que podem ocorrer no processo de licitação, buscando apresentar a contribuição da arquivologia e da diplomática como ferramentas auxiliadoras no trâmite e no controle institucional.

 GRUPO ARQUIVO X – Tema: Estagiários 

Apresentará o trâmite para se realizar um estágio. Trará conceitos importantes previstos em lei e buscará esclarecer as dúvidas e curiosidades sobre os direitos e as garantias entre as partes envolvidas, além de ressaltar o cuidado que se deve ter, levando em consideração a contribuição da arquivologia  e da diplomática.

 GRUPO NOVOS AMIGOS – Tema: Processo de obtenção de diploma 

Abordará o trâmite para  se iniciar o processo de obtenção de diploma, elencando os documentos necessários e apresentando o trâmite que a UnB adota até a obtenção final do produto – diploma. Assim, correlacionará a relevância da arquivologia e da diplomática como elementos de contribuição neste contexto.


Prévia das Oficinas – Por Ana Caroline Marques

Arquivo X:

O grupo tratará sobre os estagiários. Usarão o Ciee – Centro de Integração Empresa Escola, como exemplo, tratando também sobre assuntos referentes  aos direitos dos estudantes, os documentos necessários para se realizar um estágio, sobre o contrato que é realizado entre o aluno e a Instituição. Usarão a análise diplomática nos documentos, dando ênfase ao trâmite dos documentos.

De volta ao passado:

O grupo apresentará sobre o Contrato de Locação dos Imóveis Funcionais da UnB. O grupo dará ênfase no tramite dos documentos, que é feita pelo SEI (Sistema Eletrônico de Informação), falando sobre a autenticidade dos documentos e sobre a assinatura digital, relacionando os documentos aos dois fundos, Universidade de Brasília e o da pessoa que contrata o imóvel.

Os Bárbaros:

O grupo apresentará sobre o PROMEMEU (Projeto Memória do Movimento Estudantil). O grupo fará duas dinâmicas, a primeira com fotos onde os visitantes irão descrever embaixo delas o porquê de guarda-las no arquivo. A segunda contará com diversos documentos onde se perguntará qual deve ser a possível análise tipológica, sendo depois explicado o conceito de diplomática e tipologia, e sua importância para a arquivologia.

Quarteto Diplomático:

O grupo apresentará sobre como acontece a mudança de curso na Universidade de Brasília, dando ênfase ao trâmite dos documentos necessários. Fará uma dinâmica com os participantes e uma demonstração desses processos com o SEI (Sistema Eletrônico de Informação), e depois vão identificar o produtor arquivístico.


Prévia das Oficinas – Por Paulo Ceripes.

Grupo Alpha – O grupo fará uma apresentação sobre projetos de iniciação científica (PIBIC). O grupo irá explicar para os ouvinte o que é o PIBIC, qual o objetivo desse projeto, quais as vantagens para os alunos participantes e como a universidade também lucra com essa iniciativa. A ideia é apresentar aos ouvintes o contexto do projeto de iniciação científica e como a arquivologia pode ser importante para o projeto.

Diplogia – O Grupo irá abordar o processo de compra de material de uso duradouro. Usarão como exemplo um processo de aquisição realizado pela UnB e as possíveis fraudes que podem ocorrer nesse processo licitatório. Farão uma explanação sobre os cuidados que devem ser tomados e como a arquivologia e análise diplomática são importantes para auxiliar no trâmite desse processo.

Arquivo X – O grupo fará uma apresentação sobre o universo dos Estagiários. Irão apresentar os pontos mais importantes previstos em Lei para a realização de um estágio. Tentarão esclarecer para os presentes os direitos e garantias previstos em lei, as informações necessárias para a realização de um estágio, os cuidados que devem ser tomados acerca dos documentos que serão de vital importância para a concretização desse contrato e a importância da arquivologia e da diplomática na análise documental.

Novos Amigos – O grupo Novos Amigos irá tratar dos documentos necessários para dar início ao processo de obtenção de diploma. Farão uma apresentação sobre o conjunto de documentos que deve ser entregue na Universidade a fim de providenciar a emissão de diploma. O grupo apresentará como a arquivologia e a diplomática são importantes para o aluno e para a UnB.


A partir do dia 12/05/2017 as postagens referentes a cada integrante do grupo Desarquivando fará parte desta aba específica “Postagens individuais”, enquanto as anteriores continuaram no histórico de postagens do blog, na aba “Início”; bem como as futuras postagens feitas em grupo.